quinta-feira, 20 de agosto de 2009



A Biodiversidade Brasileira
Você sabia que o Brasil está entre os países com a maior riqueza de fauna do mundo?
• Ocupa a primeira posição em número total de espécies com aproximadamente 3 mil espécies de vertebrados terrestres catalogados e 3 mil espécies de peixes de água doce.
• É o país mais rico em diversidade de mamíferos do mundo. São 483 espécies continentais e 41 espécies marinhas, no total são 524 espécies.
• Em aves, o país ocupa a terceira posição. Possui cerca de 1677 espécies, sendo 1524 residentes e 153 visitantes.
• O Brasil é o quarto país do mundo com a maior diversidade de répteis, cerca de 468 espécies.
• Em relação a anfíbios, o Brasil ocupa o primeiro lugar com cerca de 517 espécies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

I Fórum Ambiental Biscaia

I Fórum Ambiental Biscaia
Alunos e professores Biscaia

Ecoturismo


A Bahia tem uma acentuada e natural vocação para o ecoturismo, atividade praticada em todo o território baiano e uma das que mais crescem no Estado, beneficiado com a generosidade da natureza. Toda a política estadual de turismo tem se pautado, acima de tudo, na preservação do meio ambiente e na necessidade de conscientizar a população nativa e os turistas da importância de não agredir a mãe natureza.
Para se ter noção do papel que joga o ecoturismo na Bahia, basta dizer que em todas as nove zonas turísticas em que está dividido o território baiano, a atividade é amplamente praticada. De Juazeiro, no Norte, na chamada Região dos Lagos, a Porto Seguro, no Extremo Sul, incluído na Costa do Descobrimento, o que não falta é área e espaço para acolher os ecoturistas.
Mas, é na Chapada Diamantina onde o ecoturismo mais se destaca. A própria geografia da região, a abundância de rios, cachoeiras, corredeiras, serras, grutas e o clima místico que a cerca contribuem consideravelmente para torná-la uma das mais apropriadas do país para a atividade. O imenso potencial em recursos naturais é o que faz a Bahia se destacar no ecoturismo. O ecoturista pode desfrutar de quase 1,2 mil quilômetros de praias, caatingas, montanhas e cerrados. Pois é, para o turismo baiano, preservar e proteger o meio ambiente é uma obrigação.
Cintia Lopes Fonte: Revista Eco 21, Ano XIII, Edição 77, Abril 2003. Turismo na Bahia